Blog da Fornarii

Tudo o que você precisa saber sobre o seu pão preferido

Muitos são os segredos por trás do pão que você adora. Porque algumas receitas passam de geração para geração, enquanto outras, aliam o toque pessoal de cada panificador à uma técnica que combina ingredientes especiais, a temperatura do forno, a sova, a modelagem, o tipo de fermentação e muitos outros detalhes que fazem da produção do pão uma verdadeira alquimia.

Mas calma, você não precisa ser um mestre padeiro para identificar o pão perfeito. Todo produto possui algumas características que podem ajudar você a acertar na escolha.

Primeiro, a casquinha.
Ela precisa ter a aparência crocante, mas não dura. O ideal é que, ao apertar bem de leve, você já consiga ouvir um “crec crec” que é o certificado de rigidez ideal.

Sobre a casquinha, os cortes.
Seu pão aparenta ter uma cicatriz em cima? São os cortes. Eles precisam ser feitos na massa ainda crua para garantir que o pão cresça de maneira uniforme e permita a saída dos gases decorrente da fermentação.

Depois, o miolo.
Sempre que o pão estiver cortado, você vai poder observar a textura do miolo. Ela deve ser homogenia, ter um aspecto aerado e uniforme.

No miolo, os alvéolos.
Os alvéolos são essas pequenas bolhas de ar que você encontra no meio do pão. Elas são muito importantes para garantir a maciez e o forneamento ideal do seu pãozinho.

Viu como é fácil? Todas essas curiosidades certamente vão ajudar você a conhecer melhor os produtos que chegam na sua mesa. Mas quer saber o melhor de tudo?

Com os produtos da Fornarii, você não precisa se preocupar com nenhum destes detalhes: nossos produtos carregam a qualidade das receitas francesa e italiana e a precisão da tecnologia alemã para garantir que o pão que chega na sua casa é sempre fresquinho, macio, crocante e, principalmente, delicioso!

Dia do Pão

O pãozinho é um velho conhecido na mesa do brasileiro e uma paixão nacional. Mas poucos conhecem a sua história. Por isso, neste Dia do Pão, a Fornarii vai apresentar algumas curiosidades sobre as origens desse que é um dos alimentos preferidos do brasileiro.

O pão foi inventado há mais de 6 mil anos, na antiga Mesopotâmia e nem sempre foi essa coisa gostosa e fofinha que conhecemos hoje.

Os primeiros pães da história eram feitos de uma mistura à base de trigo muito dura, amarga e crua. Foram só 2 mil anos depois que o processo de fermentação foi descoberto e, então, o pão passou a ser assado e ganhou a aparência que conhecemos hoje.

De lá pra cá, muita coisa evoluiu, mas uma coisa é fato: a fermentação foi uma descoberta essencial para tornar o pão um alimento popular ao redor do mundo.

O processo de fermentação natural é a técnica utilizada aqui na Fornarii para transformar seu pãozinho em uma verdadeira iguaria gastronômica. Isso porque a fermentação natural oferece diversos benefícios para a saúde, como uma melhor digestão, menor índice glicêmico, além de oferecer mais saciedade e ser uma delícia!

O Dia do Pão começou a ser celebrado primeiro nos Estados Unidos, mas a data logo se transformou em um marco comemorado ao redor do mundo. Afinal, o pão é uma paixão mundial.

Pão francês, italiano, australiano ou o brasileiríssimo Pão de Queijo, não importa: aqui na Fornarii, todo dia é Dia do Pão. Então não deixe de passar aqui na loja para saborear esse dia com as nossas melhores receitas!

Pão de Torresmo Fornarii

Comida é um item da cesta básica da existência que tem o poder de marcar forte a memória afetiva das pessoas.
Não há quem não resgate boas lembranças quando reencontra cores, aromas e texturas de tempos idos. Sabores e cheiros que acolhem e confortam.
O pudim de leite condensado da tia na sobremesa dos almoços domingueiros.
O bolo de fubá de fim de tarde na cozinha da avó.
A torta de limão da madrinha que morava no sítio.
O misto-quente com Toddy que o pai fazia depois do futebol na TV.
O caldo de ervilhas da mãe nas noites de inverno.
O time Fornarii trabalha com carinho, com as melhores práticas e com excepcionais ingredientes para que sua experiência no nosso balcão proporcione reencontros à mesa e emoções ao paladar.
E falando em emoção, baita emoção: você já conhece nosso Pão de Torresmo?
Mais do que isso: você já pensou no nosso Pão de Torresmo, orgulhosamente rústico, na mesa da sua casa combinado com um genuíno ovo caipira de gema mole avermelhada?
Essa é a nossa sugestão de consumo a você que, como nós, adora recordar-se dos temperos da roça.

 

Sucos Detox

A Fornarii está servindo com muito prazer, deliciosos Sucos Detox com a qualidade e excelência das polpas da Top Frutas. Conheça agora 7 delícias que só fazem bem à saúde.
Full
Abacaxi, couve e gengibre.
Perfeito para quem quer dar um UP na saúde. Desintoxica o organismo eliminando toxinas, gorduras e conservantes. Acelera o metabolismo. Ajuda na prevenção de diversas doenças crônicas.
Slim 
Abacaxi, melão, pepino japonês, hortelã e gostas de limão.
É um excelente remédio caseiro para quem sofre de retenção de líquidos. Elimina as toxinas do organismo e ajuda a acelerar o metabolismo.
Antiox
Morango, goiaba, cenoura, melancia e castanha do Pará.
Auxilia na prevenção de diversas doenças. Reforça o sistema imunológico, retarda o envelhecimento, auxilia na beleza da pele. Ideal para atletas e praticantes de atividades físicas por combater os radicais livres produzidos pelo corpo durante o exercício.
Betacaroteno
Manga, laranja, cenoura e beterraba.
Rico em vitaminas A devido a alta qualidade de betacaroteno, previne o envelhecimento precoce, ajuda na integridade da visão, aumenta a imunidade, fortalece as unhas e auxilia na elasticidade e brilho da pele. Além disso ajuda a proteger a pele contra a ação do sol, colabora para a produção de melanina no corpo e consequentemente ajuda a adquirir um bronzeado bonito e saudável.
Mix 
Abacaxi, maça, rúcula e hortelã.
Rico em nutrientes, antioxidantes naturais como vitamina C, vitamina K e vitamina A. Além de combater a atividade dos radicais livres, estas vitaminas oferecem grande suporte ao sistema imunológico. A rúcula é uma voa fonte de carotenóides, pigmentos de gordura-solúvel que são conhecidos para ajudar a prevenir a degeneração macular. A vitamina C em rúcula pode ajudar na prevenção da catarata. A Rúcula é também uma rica fonte de fitoquímicos como sulforafano, que possui excelentes efeitos quimioprotectores e ajuda a combater substâncias cancerígena.
Ativo
Mamão, ameixa preta (seca),laranja, linhaça dourada e gotas de limão.
Rico em fibras, auxilia no trânsito intestinal evitando prisão de ventre. Promove saciedade. Auxilia na prevenção de diversas doenças como câncer de cólon, diabetes e doenças cardiovasculares.
Energia 
Açaí, banana, suco de uva integral,chia e xarope de guaraná.
Rico em vitaminas e minerais, fornece energia para o dia-a-dia e principalmente para o exercício físico. É um excelente pré-treino e até mesmo pós treino (aliando a uma fonte proteica), posterga a fadiga muscular e evita cãibras. Além disso, previne doenças cardíacas e a osteoporose, ajuda a regular o colesterol.

Ainda mais sabor e sofisticação para o seu negócio.

Localizada em uma das avenidas mais charmosas de São João da Boa Vista, interior de São Paulo, a Fornarii é mais do que uma padaria. Seus produtos resgatam a tradição saudável da fermentação natural, enquanto os aromas e sabores inconfundíveis conquistam cada vez mais o público sanjoanense que aprecia sofisticação e qualidade.
Em sua confeitaria acontecem verdadeiras mágicas gastronômicas, na qual receitas clássicas de bolos de doces são revisitadas com modernidade e elegância. O equilíbrio entre os ingredientes, a suavidade das texturas e a apresentação primorosa fazem do cardápio da Fornarii uma festa para os olhos e uma experiência única para o paladar.
E agora, você pode levar tudo isso para a sua empresa. Restaurantes, cafés, buffets e bares já podem incluir pães, doces, tortas, bolos Fornarii em seus cardápios e conquistar ainda mais clientes com muita variedade, sabor e qualidade. Seja um parceiro Fornarii: juntos, vamos conquistar sua clientela pelo estômago.
Ligue agora para a gente!  (19) 99389-7902

Big Johny

O baixinho Romário assombrou o mundo em 1994. Craque, goleador com um raro senso de colocação, ele foi o maior responsável pelo tetracampeonato da Seleção Brasileira na Copa dos Estados Unidos. Num time cinza e triste, Romário era cor e alegria.
O estrelato dele naquele ano fez pulular Romários às dúzias Brasil afora. Um destes, filho de um trabalhador rural e de uma costureira, nasceu em São João da Boa Vista. Romário Augusto Pan, o filho do seu Antônio e da dona Sueli.
Como o de lá, nosso Romário também balança as redes.
Foi pra cima da zaga aos 13 anos, quando começou a pelejar com o pai na lavoura.
Driblou as carências ralando na loja de material de construção do padrinho.
Matou no peito ao conquistar, por mérito, uma bolsa de estudos para cursar o ensino médio numa escola particular.
Arrancou da intermediária labutando na Isabela Flores, uma das mais inovadoras corporações de vendas online do país.
Meteu a bola na gaveta ao receber o diploma de Administração de Empresas pela UniFEOB.
Quicou na área, ele continua chutando pro gol. Seu penúltimo grande feito foi fundar a hamburgueria Big Johny em maio de 2016. No Centro de São João, a poucos metros da lendária Ademar de Barros, Romário serve fantásticos hambúrgueres artesanais a uma torcida sempre fanática por novidades.
Dizem os comentaristas que o primeiro gol de placa, ou de chapa, foi anotado em março deste ano. Romário, ele mesmo, narra o próprio lance: “A equipe tava entrosada, estávamos jogando bem, subindo na tabela, mas faltava alguma coisa para arrebatar de vez o coração do nosso torcedor. Aí descobrimos esse pão macio e hiper-amanteigado da Fornarii. Viennoise é o nome dele. Delicioso, levemente adocicado e diferente, para combinar com nossa filosofia de jogar com qualidade. Depois desse pão da Fornarii, a coisa ficou mais fácil. É selar, montar o burguer e correr para o abraço”.
O time Fornarii tem um baita orgulho de ter parceiros talentosos e com inspiradoras histórias de vida.
Vai Romário, vai Romário…!

Luna de Frutas Vermelhas

Dos bosques de fazendas da região, a Fornarii traz frescas, lindas, vermelhas e polpudas frutas.
Essa prazerosa busca é para fazer e servir, entre tantas delícias, a incrível Luna de Frutas Vermelhas.
A cor, o mix de sabores, as texturas! Uau!
Um rubro e apaixonante desejo no balcão mais doce e colorido da Dona Gertrudes.
A base é uma massa levíssima do melhor chocolate.
O recheio cremoso é feito com uma mousse também de chocolate mesclada com uma densa compota natural de morangos e amoras.
Blossoms de chocolate Callebaut e o brilho impecável no elegante tom vermelho ponceaux finalizam esse primor da arte confeiteira.
Luna de Frutas Vermelhas.
É da Fornarii! É pra você!

Pão de Nozes com Gorgonzola da Fornarii

O inverno desperta o paladar para sabores marcantes e misturas insinuantes.
No tom desta estação de temperaturas baixas, a Fornarii aquece o balcão da Dona Gertrudes para oferecer mais uma novidade: Pão de Nozes com Gorgonzola.
Essa combinação ousada e deliciosa vem numa massa rústica, naturalmente fermentada e artesanalmente manipulada.
Para acompanhar caldos, para envolver recheios de sandubas, para ser lambuzado de patês em aperitivos e antepastos, para ser acarinhado por um fio de azeite, para harmonizar com vinho, enfim, para surpreender e abraçar você.
Pão de Nozes com Gorgonzola da Fornarii.
Arte, sem dúvida que é arte!

Café com pão

Bem hospedar é uma arte.
E nessa arte em que o conforto e os detalhes fazem a diferença, o café da manhã é essencial.
Um desjejum farto e colorido faz parte da cultura hoteleira do Brasil. São poucos os lugares no mundo onde a primeira refeição do dia tem tanta atenção quanto nas hospedagens daqui.
Famiglia Barthô e Casa da Pedra são pousadas da cafeeira Espírito Santo do Pinhal. Pequenas, elas oferecem hospedagens singulares aos visitantes. Apreciar as paisagens e beber a cultura da região enriquecem a experiência de quem nelas se hospeda.
A Fornarii, sempre divulgadora das belezas regionais, sente-se iluminada por servir alguns dos seus belíssimos pães de fermentação natural nas mesas de café da manhã da Familglia Barthô e da Casa da Pedra. A cidade que tem o melhor café quer um pão à altura.
Os pães artesanais Fornarii harmonizam com o aconchego e com a rusticidade charmosa das melhores pousadas deste abençoado pé da Mantiqueira.

#ZéDoQueijo

#ZéDoQueijo

Em 364 dias do ano, Zé do Queijo acorda bem antes das galinhas. Com exceção da madrugada de Natal, ele desperta pontualmente às 2h para a labuta.

Faça chuva ou faça sol, diariamente, Zé, auxiliado pela mulher Lucelina, trabalha duro para transformar 300 litros do mais puro leite em 120 exclusivas peças do melhor queijo fresco da região.

O queijo fresco do Zé, receita de família aperfeiçoada por Dona Lucelina, é notável pelo sabor artesanal, pela consistência perfeita e pelo equilíbrio do sal.

Uma joia culinária de diminuta produção e enorme qualidade para ser consumida solo, com pão e azeite, na salada, com doces caseiros, em sanduíches…

A Fornarii tem um baita respeito por histórias de bravos pequenos produtores locais como a do Zé do Queijo.
A Fornarii se orgulha de ofertar no seu balcão produtos fresquíssimos gravados com o DNA da excelência de São João e arredores.

Quer saber mais sobre a Fornarii?

Pão Flauta

A Fornarii lê e relê a panificação clássica, aprimora receitas, respeita conceitos e, ousando, concebe novos produtos inspirados na cultura de sabores surpreendentes e máxima qualidade.
O pão Flauta é uma delícia do nosso balcão que vai conquistar você. Exclusivo, sua massa de fermentação natural é aromatizada com generosas porções de avelãs e passas.
O nome musical deste pão casa à perfeição com as notas harmônicas do preparo e dos ingredientes.
Com este paladar delicado e sedutor, a Fornarii convida:
Acesse www.fornarii.com.br e Vamos falar de pão!

Fondue

Quanto mais inverno, melhor! A novidade pra curtir o friozinho que se aproxima é o Fondue da Fornarii. Aproveite o melhor da estação em grande estilo e não deixe de consultar nossa adega: fondue com vinho é tudo de bom! #FicaADica pro Dia dos Namorados!😍

Destaques no blog
Recente on instagram
12/08/2017 @ 22:34
  • 66
  • 2
11/30/2017 @ 8:39
  • 165
  • 0
11/29/2017 @ 4:53
  • 78
  • 0
11/28/2017 @ 10:11
  • 72
  • 1


voltar ao início